Já tinha destino para as férias da Páscoa, desde o ano passado.
Já tinha pago e reservado, para sábado de manhã, baptismo de mergulho no mar.
E já tinha os mapas de percursos pedestres,
Apesar de todos os contratempos (do acidente), resolvi ir na mesma.
Foi carregar o carro até ao tejadilho e bora curtir!
Passei por Torres Vedras, conhecida pelos seus festejos de Carnaval fogosos.
Pela praia de Ericeira, praia das Maças, Serra de Sinta e Serra da Arrábida.
Foi muito diferente do habitual: tenda, uma botijinha de gás para aquecer ou fazer uma massita (pouco mais), casa de banho ecológica :) montar a tenda ao luar :) etc.
Mas valeu a experiência e a força de vencer as diferenças, que o destino nos reserva.
O baptismo de mergulho foi feito, apesar de ter filmado pouco, porque no acidente a caixa estanque da máquina estalou. E como fui a 8 metros de profundidade, com a pressão poderia estalar mais e entrar água.
Foi das 9h até as 13h30, entre formação, equipar, passeio de barco e mergulho.
Normalmente são 3 grupos de 2 pessoas, ou seja 6 pessoas, para 6 "professores". Mas fomos só 5 pessoas porque eu não levei parceiro/a!
Ví muitos peixes típicos dos corais e sem ser de corais, por exemplo o Ruivo, entre outros que não sei nomes. Toquei no rabo de uma Solha, em varias plantas e algas dos corais, umas muito giras que quando tocas elas recolhem, as anémonas do mar.
Peguei em estrelas do mar e ouriços.
Foi dar a mão á "professora" e ir por ali á descoberta, durante 40 minutos a 8 metros de profundidade. Que nem dei conta do tempo passar, tal era a riqueza do recife de coral!
No fim trouxe 2 estrelas do mar para mostrar aos colegas, porque era o que se agarrava a minha mão e não deixei cair. Também tinha conchas, mas caíram.
No final deixei as estrelas em casa!
Não fiz nenhum percurso pedestre, mas fiz caminhadas.
Que destaco duas: Ribeiro de Cavalo e Gruta de Santa Margarida.
Ribeiro de Cavalo fica nas falésias de Sesimbra, é uma praia natural, de difícil acesso e não vigiada.
Ao chegar a Sesimbra seguir as indicações de Porto Seguro (marina), do lado esquerdo fica a Escola Naval e é o fim da rua, depois começa uma estrada em terra. Seguir essa estrada, mas aconselho a deixar o carro, logo no inicio para ir a pé. Percorrer essa estrada, em terra sempre a subir até chegar á placa com a indicação de Ribeiro de Cavalo.
Depois é ir seguindo os trilhos, apesar de não ter sinalização, vai encontrando uns rabiscos nas pedras que as pessoas vão fazendo. Apesar de ter vários trilhos é do género que todos os caminhos vão dar a Roma! Em baixo tenho uma foto com indicação mais ou menos onde fica a Ribeiro.
A caminhada faz-se em 45 minutos, a andar devagar.
Ao chegar, a vista é única.
E oficialmente o meu primeiro dia de praia do ano, foi no Domingo de Páscoa, uma delícia!
A Gruta de Santa Margarida, fica no Portinho da Arrábida.
Ao virar para a estrada do Portinho, aquela que tem o sinal de estrada sem saída, vai com atenção e do lado esquerdo encontra a casa de férias Casa do Gaiato. Deixe por aí o carro.
Do lado oposto a Casa do Gaiato, tem uma estradinha para a Quinta de Santa Margarida.
Depois de entrar a pé nessa estradinha, do lado esquerdo ("no meio da vegetação") tem um caminho/escadaria e é só descer por aí a baixo até á Gruta.