sábado, 4 de janeiro de 2020

Copenhaga (Dinamarca) e Malmo (Suécia) Dezembro 2019


25 Dezembro 2019 a 1 Janeiro 2020

Welcome to Escandinávia!

É bem notória a diferença cultural e climática, em comparação a Portugal.
A cidade é muito menos barulhenta, se calhar pelo facto de andarem muito de bicicleta e ser tudo muito eléctrico. Não se ouve o excessivo burburinho das pessoas.
Os turistas portugueses, espanhóis e brasileiros são muito poucos e logo aí o ambiente fica mais calmo e menos barulhento :) sim, porque acho que nós somos um povo entusiasta e festivo.
Temperaturas muito baixas, e uma aragem gelada.
Menos 2H de sol, mas muito para ver e descobrir!

Copenhaga:

  • Nyhavn, canal portuário colorido.
  • Little Mermaid, estátua da pequena sereia.
  • Kastellet, fortaleza mais bem preservada do norte da Europa. Entrada gratuita.
  • Marble Church, igreja de mármore.
  • Amalienborg, palácio e residência de inverno da família real. Todos os dias por volta da 12H, pode-se assistir á troca da guarda real.
  • Rosenborg, castelo que actualmente expõe objectos da família real e jóias da coroa. A entrada para as exposições é paga, mas é gratuita a entrada no jardim do castelo.
  • Botanical Garden, entrada gratuita, muita variedade de fauna e flora. Os esquilos andam por lá e também pelo jardim, Orsteds Parken.
  • Christianshavn, é uma zona de pequenas "ilhas". Onde se pode visitar e obter uma vista panorâmica (pago) sobre a cidade ao subir a igreja do Salvador (Our Saviour's Church). Onde se localiza a tão conhecida Christiania. Uma cidade livre e única na Europa. Com hábitos ilegais (drogas) mas tolerados, sendo a área regulada por uma lei especial, a lei de Christiania, desde 1989. A versão portuguesa mais parecida é o LxFactory (Lisboa), mas sem a lei a proteger a droga entre outros. Mas vale a pena a visita, pela a diversidade artistica, Hippie, etc.
  • Stroget, rua pedonal com 1km, onde o ambiente é descontraído. Onde se encontra as lojas das marcas mais luxuosas e praças centrais, Amagertorv e Gammeltrorv.
  • Christiansborg, um palácio único no mundo, por abrigar os 3 poderes simultâneamente. Parlamento Dinamarquês, escritório do Primeiro Ministro e Suprema Corte da Dinamarca. A subida á torre para ter uma vista panorâmica, é gratuita de Terça a Domingo 11H até 20H. Mas no mês de Dezembro está fechado.
  • Radhuspladsen, a maior praça de Copenhaga onde está o edifício da Câmara Municipal e onde se realizam diversos eventos.
  • Tivoli Gardens, é um parques de diversões, um dos mais antigos do mundo em funcionamento. O preço do bilhete (só entrada) é de 130DKK (20 euros), para andar nos carrosséis tem que pagar bilhete extra. Mas o parque é lindo, só abre em alturas festivas e "veste-se a rigor"! 


Curiosidades:

  • A moeda é a Coroa Dinamarquesa, mas em sítios turísticos o preço aparece também em euro.
  • Antes da passagem de ano, é retirado das ruas principais todos os enfeites de Natal. Depois do discurso da Rainha Margarida II ás 18h00, o povo/turistas começam a lançar foguetes em vários pontos da cidade. Depois das 22H, é na praça Radhuspladsen que se faz a verdadeira festa. Como é possível uma cidade tão calma, nessa altura virar um autêntico campo de batalha. Confesso que não estava a contar com o que assisti, sabia que havia fogo de artifício, mas pensava que era controlado. Em alguns momentos pensei em fugir daquela loucura, mas é uma sensação rara de se viver. Qualquer pessoa lançava foguetes de vários tamanhos, feitios, barulhos e cores, misturado com bebedeira e euforia ... Por isso está explicado retirarem os enfeites de Natal e eu retirei-me pouco depois da meia noite, para não acabar sem um olho :) Pelo resto da cidade também lançam foguetes pela noite dentro, mas com mais consciência. Fogo de artificio controlado penso que seja só mesmo no Tivoli Gardens.


Malmo:

  • Slottstradgardens e Slottsparken, na prática é um parque com vários jardins, um lago, canais de água onde se situa uma fortaleza e moinho de vento.
  • Turning Torso, arranha-céus em espiral. Junto ao parque Ribersborgs Hundrastplats, estreito de Oresund e Mar Báltico.
  • Skomakaregatan e Sodergatan, ruas pedestres.
  • Lilla Torg, praça muito simpática e rodeada de edifícios antigos.

Curiosidades:
  • A moeda é Coroa Sueca. Como fui só um dia, não entrei em sítios pagos, levei comida na mochila, comprei o bilhete de comboio ida e volta, não tive contacto com a moeda.
  • O comboio passa na estação central de Copenhaga (Kastrup/Kobenhavn City) e sair em Malmo Central. A viagem demora 35 minutos, é necessário atravessar a espantosa ponte do Oresund, onde passa o Mar Báltico.
  • A cidade não é assim tão grande e um dia (começando bem cedo) chega para ter uma boa visão. 

Principais gastos:
  • Voo KLM, 4 voos com direito a um lanche, escalas em Amesterdão não superior a 1H30. Com bagagem de mão e porão, preço 214 euros.
  • Hostel Generator Copenhagen, excelente condições, conforto e localização. Dormitório em beliches, 923DKK / 133 euros.
  • Comboio Oresunds para Malmo (Suécia), ida e volta no mesmo dia 182 DKK / 26 euros.
  • Depois é consoante cada pessoa onde quer comer, o que quer visitar, comprar, etc. Mas posso dizer que as coisas têm um preço elevado em relação a Portugal. 

As aplicações: Map of Denmark offline e a Malmo Map, foram uma boa ajuda.
Boa viagem!



Video



Fotos



Copenhaga, Dinamarca

Hostel Generator, centro de Copenhaga
Hostel Generator, centro de Copenhaga


Nyhavn
Nyhavn
Nyhavn
Nyhavn
Nyhavn





Kastellet
Kastellet
Kastellet
Marble Church
Marble Church

Rosenborg
Rosenborg
Rosenborg
Rosenborg

Stoget
Stoget
Radhuspladsen

Nyhavn
Thorvaldsens Museum
Christiansborg



Christiania
Christiania


Amagertorv
Amalienborg
Magasin du Nord

Malmo, Suécia


Slottsparken
Slottsparken
Slottstradgardens

Estreito de Oresund, Mar Báltico
Turning Torso

Sankt Petri Kyrka
Sankt Pauli Kyrka



Gamla Kyrkogarden



Lilla Torg
Lilla Torg


Radhuskallaren


Copenhaga, Dinamarca

Amalienborg
Troca da Guarda Real

Our Saviour's Church
Little Mermaid

Little Mermaid


Copenhagen Mall
Copenhagen Mall

Botanical Garden
Botanical Garden
Esquilos selvagens, Botanical Garden

Esquilos selvagens, Orsteds-parken
Esquilos selvagens, Orsteds-parken
Esquilos selvagens, Orsteds-parken
Opera
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens
Tivoli Gardens


Radhuspladsen
Passagem de ano, Radhuspladsen
Passagem de ano, Radhuspladsen










Sem comentários:

Enviar um comentário